Sobre o E-Club

O que é um Rotary E-Club?
 
Rotary E-Clubs são Rotary Clubs que se reúnem eletronicamente. Uma Emenda do Conselho de Legislação de 2010 reconheceu Rotary E-Clubs como parte do Rotary International após um projeto piloto de seis anos.Existiam 14 e-clubs no RI (em 1º de julho de 2010), todos eles fundados durante o projeto piloto.
 
Qual é a diferença entre Rotary Clubs e Rotary E-Clubs?
Rotary E-Clubs seguem as mesmas normas dos Rotary Clubs. A principal diferença é que um e-club conduz a sua reunião semanal no website do clube. Em vez de estarem fisicamente presentes em um dia e hora marcados, associados podem participar das reuniões a qualquer hora e dia da semana, de onde estiverem
Assim como todos os Rotary Clubs, os Rotary E-Clubs se reúnem semanalmente, realizam projetos em comunidades locais e internacionais, apoiam a Fundação Rotária e trocam ideias entre si. E os segredos para a sua eficácia também são os mesmos: associados que servem à comunidade, oportunidades de companheirismo e líderes fortes.Durante o projeto piloto de 2004-10, e-clubs realizaram 355 projetos de Serviços à Comunidade, 106 projetos de Serviços Internacionais, 55 projetos de Serviços Profissionais e 70 projetos pró-juventude.
 
Eles também doaram mais de US$150.000 para a Fundação Rotária, incluindo mais de US$21.500 para o Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary.
 
Como os e-clubs funcionam?
 
As reuniões de um e-club são realizadas através de seu website. O horário oficial da reunião é considerado como sendo à hora e o dia em que o webmaster ou o secretário do clube disponibiliza o material para a discussão semanal, mas os associados podem acessar o site à sua conveniência, a qualquer momento durante a semana.

Os associados do e-club discutem a pauta da reunião e qualquer outro assunto do clube através da sala de bate-papo ou por outros meios.

Para respeitar a privacidade dos associados dos e-clubs, alguns conteúdos das reuniões ou conteúdos pessoais são protegidos do acesso público.

Apesar de todos os Rotary E-Clubs se reunirem semanalmente e conduzirem negócios on-line, alguns deles encontram-se pessoalmente em diferentes momentos ao longo do ano, seja em projetos humanitários, jantares trimestrais ou semestrais, ou na Convenção do RI. Essas reuniões podem aumentar o companheirismo entre associados de e-clubs, contudo, elas são estritamente opcionais.

Quem participa de e-clubs?

Para líderes empresariais, profissionais e comunitários impossibilitados de ir pessoalmente a uma reunião semanal (devido à deficiência física, dificuldade de chegar ao local ou agenda muito ocupada), a opção do e-club oferece a oportunidade de trocar ideias, realizar projetos humanitários e participar do companheirismo do Rotary.

Além disso, de tempos em tempos, rotarianos que perdem uma reunião ordinária de seu Rotary Club podem participar de uma reunião on-line de e-club, um serviço útil para todos os associados. Em agosto de 2010, 360 rotarianos de 30 países faziam parte de e-clubs. Desses, 146 tinham sido associados de Rotary Clubs anteriormente, incluindo quatro ex-governadores de distrito.

A associação a um e-club requer um conjunto de competências básicas em internet, como a capacidade de navegar na internet. Os associados devem também conhecer os princípios de proteção de privacidade on-line, de modo que nenhum rotariano comprometa a informação pessoal do outro.

Além disso, é fundamental que pelo menos um dos associados fundadores do e-club seja altamente proficiente no design e na manutenção do website do e-club, o qual deve atender aos requisitos tecnológicos listados abaixo.

Quais são os padrões mínimos de funcionamento para e-clubs?

O Regimento Interno do RI permite dois e-clubs por distrito. Por esta razão, se você estiver interessado em iniciar um e-club, é importante verificar primeiro com seu governador de distrito.

Rotary E-Clubs são considerados pelo Conselho Diretor do RI como sendo globais. Embora cada e-club seja designado a um distrito, os associados podem ser de qualquer país ou área geográfica onde o Rotary esteja presente.

Para saber mais sobre as normas relativas a e-clubs, consulte o Código Normativo do Rotary (em inglês) (http://www.rotary.org/pt/members/policiesandprocedures/policydocuments/p… ) e o Relatório das Deliberações do Conselho de Legislação de 2010. (http://www.rotary.org/pt/members/policiesandprocedures/councilonlegislat… )

Quais são os requisitos tecnológicos?

Devido ao local da reunião ser em um site, cada e-club deve ter:

• Um website exclusivo.

• Um software de reuniões on-line para sediar as reuniões (ver informações sobre software disponível através de parceria do Rotary com a Citrix On-line (em inglês).

• Seções privadas do site que somente os associados podem acessar, para proteger informações pessoais.

• Sistema on-line de transações financeiras para pagamentos e contribuições.

Os e-clubs são responsáveis por todos os custos associados com manutenção de um URL e pela hospedagem de seu site na internet.

Como posso fazer parte de um e-club existente?

Do mesmo modo que os Rotary Clubs, a associação é somente por convite.

Visitantes

Ver quantos acessos teve os artigos
20417

Conectados

Temos 30 visitantes e Nenhum membro online

Forum E-CLUB

© 2017 - 2018, Rotary Eclub Online 4430. All Rights Reserved. Designed By Rotary Eclub Online 4430.